quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A QUIMICA DO CIGARRO


Minha curiosidade e saber qual o tipo de quimica envolvida no cigarro por isso vou dividir o cigarro em partes para explicar melhor. 

1- Filtro 

   Atualmente, quase todos os cigarros possuem filtros, supostamente para minimizar a absorção das substâncias tóxicas do cigarro. O fumante tem a falsa sensação de que está protegendo a sua saúde, ao receber dose mais baixa e segura de nicotina e alcatrão.

   Os filtros são formados por furos responsáveis pelo sistema de ventilação. O fumante faz um mecanismo de compensação, ou seja, ao aspirar a fumaça durante a tragada, comprime os furos do filtro com os lábios ou dedos, absorvendo as elevadas quantidades de nicotina e alcatrão que o seu corpo necessita.No filtro encontramos o Butano que serve como combustível para o isqueiro e como gás de cozinha. Ao ser inalado causa falta de ar, problemas na visão e coriza. Esse gás pode causar a morte e é altamente inflamável. Outra substância encontrada no filtro é o Polônio 210, um componente do lixo nuclear, além da amônia.



2- Papel

   O papel é o invólucro do tabaco. Em sua composição existe o óxido de titânio, responsável pela quantidade e densidade de produção de fumaça e também pelo tempo que o cigarro permanece queimando. 

   O papel contém os chamados “Burn Rings”, que controlam o tempo de queima do cigarro. Durante as tragadas a queimada é mais rápida para liberar uma maior quantidade de nicotina, nos intervalos entre elas a queima é mais lenta para aumentar a vida do cigarro.O óxido de titânio pode ocasionar tosse, espirros, vermelhidão e inchaço na pele e nos olhos.

   Outra substância encontrada no papel do cigarro é o Mentol. Esse tem a propriedade de diminuir o reflexo da tosse e disfarçar a sensação de secura na garganta, geralmente sentida pelos fumantes. Encontramos também um inseticida chamado Metopreno, além do solvente químico Benzeno.
 Bom e isso espero que goste . 

by: Dayane Araújo 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário