segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Estética Corporal


 
 
          Os tratamentos Corporais Estéticos têm como objetivo dar uma melhor definição aos contornos corporais por meio de redução de medidas, combate à celulite, flacidez, gordura localizada e todos os transtornos que comprometem a silhueta.
          Para saber qual o melhor tratamento a ser seguido em cada caso, visto que não há duas pessoas iguais, se faz necessária a avaliação prévia, para que se possa ter base de qual programa de tratamento da Estética Corporal será utilizado.
          Falaremos a seguir um pouco sobre cada tratamento, para que se saiba as maravilhas que a estética corporal pode fazer pelo corpo.
 
* Endermologia: Provoca hiperemia (aumento da circulação e absorção) local, melhora a elasticidade, faz uma pressão negativa no tecido adiposo promovendo uma drenagem linfática e um tônus na tela cutânea.
 
* Ultrassom: Melhora a circulação local por aquecimento ou pelo atrito de ondas ultrassonoras. Equipamento que promove uma desfibrilização da gordura, facilitando o extravasamento do interior celular para o meio intersticial, ou seja, diminuindo o tamanho das células adipocitárias. Faz a fonoforese (introdução de princípios ativos pela utilização das ondas sonoras), auxiliando no processo de cicatrização, muito utilizado nos pré e pós-cirúrgucos, celulites e gorduras localizadas.
 
* Corrente Russa: Utilizado para estimulação isotônica e isométrica, trabalhando fibras musculares, tonificando-as intensificando a sustentabilidade da malha cutânea depositadas sobre os músculos. Usado para, entre outras coisas, flacidez muscular, drenagem linfática, relaxamento muscular, abdominais, levantamento de glúteos, etc.
 
* Termoterapia: Mantas térmicas, utilizadas na redução de medidas, facilitando a penetração de princípios ativos pela vasodilatação e pela permeabilidade cutânea. Também muito utilizado nos tratamentos de Thalassoterapia, Hidratação Corporal, nos protocolos de SPAs.
0
 
* Eletrolipoforese: Aparelho dotado de várias características que possibilita seu uso em vários procedimentos de ordem estética, principalmente celulites, gordura localizada, aumento da nutrição e irrigação tecidual, consequentemente, aumento do metabolismo local, melhorando a fisiologia da região a ser tratada, melhora as respostas de todas as manobras e uso de cremes de massagens.
 
* Ionização de Superfície: Equipamento que consegue fazer uma desintoxicação no tecido corporal por meio de suas trocas iônicas em suas células. Com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, vasodilatadoras e vasomotoras.
 
* Drenagem Linfática: Com finalidade de melhorar o fluxo linfático líquido circulante no organismo, que traz de volta, junto à circulação, retorno pobre em oxigênio e nutrientes. Para isso a drenagem segue um padrão de movimentos suaves e contínuos, ajudando o retorno dessa linfa, cujas toxinas serão eliminadas pelas glândulas e órgãos excretores, voltando ao ponto de partida para se juntar a grande circulação e receber oxigênio e nutrientes. Por ela não ser bombeada pelo coração, o que determina sempre a sua movimentação, é a musculatura. Portanto, a drenagem auxilia no metabolismo e fisiologia de todo o organismo, especialmente nos pré e pós-cirúrgicos.

* Massoterapia: Muito parecida com a drenagem, mas o diferencial fica por conta de que aqui é permitido o uso de cremes ou óleos de massagem mesmo feita de movimentos iguais, mas deslizante, ao passo que na drenagem convencional não se desliza apenas bombeia-se a linfa. Usada em todos os casos de tratamentos corporais estéticos. 
 

* Massagens modeladoras: Há uma gama de massagens modeladoras, seu intuito é sempre ser profundo de movimentos mais vigorosos movimentando a massa corpórea. Para isso existem várias técnicas nas quais são empregadas conforme a necessidade de cada caso ou protocolo a ser seguido. 
 

* Massagens localizadas: Forma mais tradicional de massagem, levando-se em conta a área a ser trabalhada e sua necessidade de força somada ao movimento, normalmente envolve a musculatura e a massa corpórea, também no efeito analgésico e relaxante.
 
* Tratamento corporal ortomolecular: Tipo de tratamento que é mais específico ainda por se tratar das necessidades individuais de cada um, onde mediante um questionário, chega-se ao diagnóstico específico, só aí então será preparado um tratamento exclusivo de desintoxicação, redução de medidas, etc.
 
* Gomage Corporal: Pode ser por meio de cremes ou cristais de sais. A técnica de exfoliação no corpo e face é necessária antes de qualquer procedimento estético para preparação da pele, retirando células mortas, ativando a circulação, para se tornar mais receptivas ao uso de cosméticos. Excelente, sem dúvida, deixa a pele macia, brilhante e renovada em qualquer época ou ocasião.
 

* Tratamento com Gesso: Essa técnica é usada para potencializar todos os procedimentos que necessitam de oclusão para uma melhor absorção dos ativos. Normalmente usado para tonificação de bustos e glúteos.
 
* Vinhoterapia: O vinho tem propriedades antioxidantes, combate os radicais livres. Excelente nos procedimentos corporais e faciais, como máscaras, peelings, exfoliantes, termoterapia, etc.
 
* Crioterapia: Método eficaz no combate à flacidez. Tonifica a pele e anexos, normalmente em forma de géis, ou com argila.
 
  
          Ainda há técnicas que clareiam ou douram os pelos do corpo, o Banho de Lua Dourado, uma técnica segura, que deixa a pele macia e pelos dourados com hidratação corporal. Para mãos e braços com manchas, pintas e envelhecidos, peles escamosas e ressecadas.
          Também tem a Talassoterapia  que é um tipo de hidratação com algas vermelhas, géis, cremes associados com as massagens e termoterapias. Ideal após inverno e verão. Corporal, com cera quente e materiais descartáveis.
          A Estética Corporal ainda engloba a depilação e o bronzeamento artificial, que pode ser com máquina com lâmpadas de Ultravioleta ou obtido por meio de jato spray de bronzeamento, como se “tingisse” a pele, com duração aproximada de oito dias.
          Tem o Banho de Parafina com cera de parafina aquecida, onde se mergulha as mãos, formando uma luva de parafina que deixa as mãos super macias e hidratadas. Nos pés usa-se a exfoliação e a hidratação com termoterapia, aromaterapia. Normalmente, podem ser feitos juntamente com outros procedimentos como, limpeza facial, reflexologia, etc.
          Resumindo, são várias técnicas a serviço da beleza, não só reduzindo medidas, mas hidratando a pele e o corpo em geral, trazendo bem-estar e relaxando o corpo e mente. *

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PÍLULA "DO DIA SEGUINTE" (por Ilza Lucas)

Na contracepção de emergência utiliza-se doses maiores de levonorgestrel em relação à contracepção rotineira. Seu mecanismo de ação é diferente dependendo do ciclo menstrual que a mulher encontra-se. Levonorgestrel pode retardar ou inibir a ovulação, alterar a motilidade tubária e dificultar a passagem do espermatozoide no muco cervical. Depois da implantação da blástula no endométrio o medicamento não possui efeito. Também não impede a gravidez após implantação ser concretizada, todavia ainda não está provado que possa gerar riscos pós-implante e as bulas do medicamento recomendam sua não utilização, além de afirmarem que causam deformações no bebê. Para a Organização Mundial da Saúde o medicamento não provoca aborto.


Existem também possibilidades de falhas que ocorrem em cerca de 2% das mulheres.
Para utilização na contracepção de emergência 0,75 mg, uma dose até 72 horas do ocorrido e mais uma dose após 12 horas de ter tomado a primeira pílula.
Existe outra apresentação que conta com 1,5 mg de levonorgestrel e seu uso é em única dose, o mais rápido possível após o incidente, num limite de até 72 h.

Contraceptivo regular

São utilizados para prevenção de gravidez 0,15 mg por 21 dias (ciclo 21), iniciando a administração no quinto dia do ciclo menstrual ou no oitavo dia após a última dose do ciclo anterior. Em muitos casos este medicamento é associado com uma pequena dose de etinilestradiol.

Reações adversas

·         Náuseas e vomitos
·         Cefaléia
·         Tontura
·         Dores pelo corpo
·         Falta de ar
·         Desmaios
·         Aumento de pressão arterial
·         Hemorragia na gengiva

Precauções

O uso prolongado deste medicamento pode resultar em aumento de probabilidades para o câncer de mama, câncer de vagina, câncer de colo e câncer de fígado. Na gravidez e amamentação: pode resultar em má formação fetal, e seu uso portanto não é permitido nessa situação; o medicamento passa para o leite materno, estudos mostraram que o medicamento não diminui a qualidade do leite, mas seu uso deve ser feito após 6 semanas do parto.
O medicamento de contracepção de emergência somente pode ser utilizado caso ocorra um problema no método contraceptivo utilizado, como por exemplo, rompimento do preservativo, contato acidental do esperma com a vagina, relação sexual sem método contraceptivo e falha no uso de anticoncepcional diário.


Interações




A administração conjunta com cloranfenicol e carbamazepina pode reduzir o efeito anovulatório, gerando risco de gravidez indesejada. Além disto, barbitúricos, fenitoína, fenilbutazona, rifampicina, ampicilina, griseofulvina, vitamina C, insulina, tetraciclinas e outros antibióticos, são suspeitos de diminuírem sua ação.


sábado, 5 de novembro de 2011

Química aplicada a farmacia

Dentre os vários ramos da química  a um em particular pouco visto mais muito desenvolvido que é a química farmacêutica. Sendo antecessora da química como ciência a química farmacêutica trouxe pra humanidade os medicamentos hoje conhecidos. deixando de lado os aspectos históricos-sócio-culturais o assunto que aqui será tratado é a síntese ácido acetilsalicílico pois acretita-se que por meio desse processo possa-se demonstrar a importancia da química dentro da ciencia farmaceutica.

Síntese do ácido acetilsalicílico

O processo de síntese consiste em tratar o ácido salicílico com anidrido acético, em presença de um pouco de ácido sulfúrico, que atua como catalisador. Técnicas como filtração a vácuo e recristalização podem ser empregadas.
No procedimento em escala laboratorial, percola-se, num erlenmeyer de 125 mL, 2,5 g de ácido salicílico, 6 mL de anidrido acético e algumas gotas de ácido sulfúrico concentrado. Agita-se e aquece-se a mistura em banho-maria durante 10 minutos. Resfria-se e adiciona-se 10 a 15 mL de água destilada gelada para decompor o excesso de anidrido acético. Resfria-se até que a cristalização esteja completa. Filtra-se em funil de Büchner lavando com pequena quantidade de água destilada gelada.
Purifica-se o ácido acetilsalicílico por cristalização. Dissolve-se o produto em 10 mL de etanol num béquer de 100 mL e aquece-se em banho-maria. Adiciona-se 25 mL de água aquecida. Se houver precipitação, dissolve-se por aquecimento sob refluxo, banho-maria. Cobre-se o recipiente e deixa-se em repouso para resfriar. Separam-se os cristais obtidos por filtração.
Secam-se e pesam-se o cristais. Depois determina-se o ponto de fusão do ácido acetilsalicílico e compara-se ao valor tabelado.
Síntese do ácido acetilsalicíllico.

Ácido acetilsalicílico
Alerta sobre risco à saúde
Aspirin-rod-povray.pngAspirin-3D-vdW.png
Regular strength enteric coated aspirin tablets.jpg
Aspirin-skeletal.svg
Nome IUPAC2-acetoxybenzoic acid
Outros nomesaspirina
Identificadores
Número CAS50-78-2
PubChem2244
Número EINECS200-064-1
ChemSpider2157
KEGGC01405
MeSHAcetard
ChEBICHEBI:13719
Código ATCA01AD05,B01AC06,N02BA01
SMILES
InChIInChI=InChI=1S/C9H8O4/c1-6(10)13-8-5-3-2-4-7(8)9(11)12/h2-5H,1H3,(H,11,12)
DCB n°00089
Medicamento de referênciaAspirina, Aspirina Buffered,
Aspirina Prevent e Aspirina Cardio ® do Brasil
Propriedades
Fórmula químicaC9H8O4
Massa molar180.14 g mol-1
Densidade1,39 g/cm3
Ponto de fusão
135 °C
Ponto de ebulição
140 °C
Farmacologia
Biodisponibilidaderápida e completa
Via(s) de administraçãovia oral e retal
Metabolismohepático
Meia-vida biológica300–650 mg dose: 3.1–3.2 h
1 g dose: 5 h
2 g dose: 9 h
Ligação plasmática99,5%
Excreçãorenal
Riscos associados
LD50400 mg/kg-1 estimado em humanos[1]
Compostos relacionados
Sais relacionadosAcetilsalicilato de cálcio
Aspirinato de cobre
Compostos relacionadosÁcido salicílico (ácido 2-hidroxibenzoico)
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.


































































Comentário
Escolhi este tema por achar muito interessante, tanto sua composição quanto sua ação. E o ácido acetilsalicílico ou como é mais conhecido Aspirina é o medicamento mais conhecido e consumido em todo o mundo.
O processo de síntese do ácido acetilsalicílico serviu de base. para a obtenção de outros medicamentos.
Por: Kaylanne Cristina S. dos Santos