quarta-feira, 7 de setembro de 2011


A busca por uma pele perfeita nos dias de hoje não se resume somente às plásticas ou outros procedimentos cirúrgicos. Também não se limita só às mulheres, essa batalha já alcança homens e até alguns jovens insatisfeitos com o visual. Um procedimento que vem fazendo a cabeça dos brasileiros nos últimos anos é a injeção de Toxina Botulínica Tipo A, o famoso Botox. A química é conhecida por combater as famosas rugas de expressão, aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial que, com o tempo, se transforma em vincos na pele, mais conhecidos como “pés de galinhas”.
Segundo a dermatologista Rosana Oliveira, há alguns anos, a toxina era utilizada especialmente pela Oftalmologia e Neurologia na prevenção de desvios musculares. Com o passar do tempo e com as novas descobertas da ciência, foi detectado que a química poderia também ser utilizada no impedimento da contração dos músculos faciais. Logo, dermatologistas de todo o mundo fizeram com que o Botox fosse liberado pelo FDA (Food and Drug Administration - órgão de controle de medicamentos americano) e pelo Ministério da Saúde Brasileiro, para ser utilizado também na Dermatologia.
O Botox pode ser aplicado na região frontal da face (testa), na glabela (entre os supercílios) e na região peri-orbitária (pés de galinha), através de uma agulha fina e com pouco comprimento. A dermatologista afirma que a dor pode variar de pessoa para pessoa. “Por ser injetado com uma agulha muito fina, a maioria dos pacientes relata que é perfeitamente suportável a sensação da picada. Alguns nem a sentem. Pessoas mais sensíveis podem utilizar um creme anestésico, aplicado 60 minutos antes do procedimento, para atenuar o incômodo”, afirmou Rosana. Aqueles que têm receio do procedimento podem optar por pomadas, chamadas de “Efeito Cinderela”, que possuem determinadas substâncias que simulam o botox em menos grau.
O efeito do Botox é observado nas primeiras 48 horas e aumenta gradativamente nos 10 a 15 dias subseqüentes à aplicação, quando ele se estabiliza na face do paciente. O efeito do tratamento dura cerca de quatro meses, sendo então necessária uma nova aplicação para a manutenção dos resultados. “Este tempo pode variar de acordo com cada pessoa. O procedimento pode ser repetido diversas vezes e, com a continuidade do tratamento, a duração do efeito tende a aumentar”, ressaltou a dermatologista.
Em relação às contra indicações, ela afirma que, quando o procedimento é realizado sem exagero a expressão da pessoa não é afetada. Por isso, o intervalo entre as aplicações da toxina deve ser de pelo menos 30 dias, caso contrário o organismo pode desenvolver anticorpos contra a química, diminuindo seu efeito. A utilização do botox em excesso pode ocasionar até a queda das pálpebras (as chamadas bolsas) ou dar a impressão de inchaço. Outros efeitos contrários como dores de cabeça e formação de equimose (manchas roxas) no local das injeções também são inevitáveis caso o procedimento seja feito muitas vezes.
Para os interessados em adotar o procedimento, Rosana orienta a não utilização em mulheres grávidas e em amamentação. A dermatologista diz que as pessoas não devem esperar até o rosto ficar cheio de rugas para adotar o Botox, pois, o efeito demorará muito tempo para surtir. “Os pacientes podem fazer a aplicação enquanto ainda são jovens, pois, não possuem a pele marcada pelas rugas. Este procedimento ajuda também na prevenção”, ressalta. A dermatologista também recomenda que os interessados procurem um local seguro e com boas recomendações para que não haja descontentamentos e excessos. “Depois, é só se entregar à beleza”, finalizou a especialista.
Solange monteiro
Esteróides são compostos tetracíclicos (quatro anéis) de alta massa molecular. Aqueles contendo um ou mais grupos ─OH e nenhum grupo C═O são chamados esteróis. O esterol mais comum é o colesterol, o qual é encontrado em gorduras animais, mas não em gorduras vegetais.
Os esteróides estão largamente difundidos em seu corpo. Quantidades muito pequenas mostram atividade biológica considerável. Pequenas variações na estrutura molecular de esteróides resultam em grandes diferenças nos seus efeitos. Os esteróides que ocorrem naturalmente incluem o colesterol, os sais biliares, e muitos hormônios, reguladores dos processos químicos.
Os esteróis, esteróides que contêm um grupo hidroxila, são os esteróides mais abundantes. O esterol mais importante é o colesterol.

O colesterol é fabricado pelo nosso corpo assim como obtido da dieta. Ele é usado para a síntese de moléculas tais como os hormônios esteróides. Este lipídio é encontrado no cérebro e no tecido nervoso, onde forma parte da mielina, a membrana estável que reveste as células nervosas.
Doença cardíaca e hipertensão arterial podem resultar de depósitos de colesterol no interior das paredes das artérias. Esta condição, aterosclerose, é uma forma de arteriosclerose, ou “endurecimento das artérias”. Evidências mostram que o nível de colesterol no sangue, e, portanto a quantidade depositada, está relacionada com a quantidade de gorduras saturadas que você ingere.
O colesterol está também presente nos cálculos biliares, depósitos anormais oriundos da bile na vesícula.
bile é um líquido produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar. Quando a bile é hidrolisada, o esteróide obtido mais abundante é o ácido cólico:

Sob forma de sais biliares, ele ajuda a digestão emulsificando os lipídios.
vitamina D (calciferol) é produzida na pele a partir de um esteróide que é quase idêntico ao colesterol (7-deidrocolesterol) através de reações promovidas pela luz solar. Digitalis, uma droga que fortifica o músculo cardíaco, tem como base outro esteróide, a digitoxigenina.

Esteróides Anabólicos
Esteróides anabólicos são hormônios que controlam a síntese de moléculas grande a partir de moléculas pequenas. Atletas têm usado essas substâncias (embora sejam ilegais) para aumentar a massa muscular e, portanto, a força corporal. Um exemplo de esteróide anabólico é o hormônio masculino testorenona.

Embora aumente a massa muscular, ele causa vários efeitos colaterais. Em homens, esses efeitos colaterais incluem atrofia dos testículos, impotência, hipercolesterolemia, crescimento das mamas e câncer do fígado. Mulheres que usam esteróides anabólicos desenvolverão músculos maiores e maior resistência, tendo como prejuízo o aumento da masculinidade, formação de grande quantidade de pêlos pelo corpo, agravamento da voz e irregularidades menstruais. Outra desvantagem do uso desses esteróides anabólicos é que eles não podem ser tomados por via oral ─ devem ser injetados. A realização de testes na urina de atletas para determinar a presença dessas substâncias ilegais tem sido adotada como uma prática padrão.

O que é Silicone?

Silicone é qualquer polímero químico, manufaturado na forma de fluido, resina ou elastômero (borracha sintética), cuja cadeia básica é formada de átomos alternados de silício e oxigênio, de modo análogo ao dos compostos orgânicos (...-Si-O-Si-O-Si-O-...). 



Pela variação no tamanho dessa cadeia, pode se manipular as características do material que podem variar desde uma consistência totalmente sólida, até um líquido viscoso, quimicamente inertes, resistentes à decomposição pelo calor, água ou agentes oxidantes, além de serem bons isolantes elétricos. 

Por serem desprovidos de átomos de carbono em sua cadeia principal, esses polímeros não são considerados orgânicos, embora o sejam os radicais mais importantes ligados ao átomo de silício. São eles o grupo metila (-CH3) nos metil-silicones e o fenila (-C6H5) nos fenil-silicones.

Vários tipos de silicone são usados em óleos e lubrificantes, bem como na borracha de silicone. Ele é encontrado em diversos produtos comuns nas residências, como ceras para polimento, loções de bronzeamento e hidratantes, desodorantes, sabonetes, alimentos processados, revestimentos à prova d'água e chicletes. 

Servem, ainda, como agentes de polimento, vedação e proteção. São também impermeabilizantes, lubrificantes e na medicina são empregados como material básico de próteses. Atualmente estima-se que os silicones são utilizados em mais de 5.000 produtos. 

Suportando temperaturas que podem variar de –65ºC a 400ºC, o silicone é usado em inúmeros segmentos industriais sem perder suas características de permeabilidade, elasticidade e brilho. Quando incinerado, não provoca reações químicas que possam gerar gases e poluir a atmosfera.

Uma das características do silicone é sua longevidade e compatibilidade com os meios de aplicação. Por ser inerte, não traz malefícios para o meio ambiente, não contamina o solo, nem a água nem o ar.

Não existe na literatura especializada nenhum registro de que o silicone tenha causado algum tipo de problema para o meio ambiente. Além dessas propriedades, também não há registro de que tenha provocado algum tipo de reação alérgica no ser humano. Com essas características, o silicone pode ser manipulado com segurança, sem o risco de provocar poluição ou danos à saúde humana. Muitos tipos de silicone são recicláveis e outros são de simples disposição, sem agressão ao meio ambiente.

Botox, o que é?

Botox é uma marca registrada da toxina botulínica A.
Botox (C6760 H10447 N1743 O2010 S32) é um complexo protéico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. O Clostridium botulinum é uma bactéria anaeróbia, que em condições apropriadas à sua reprodução (10°C, sem oxigênio e certo nível de acidez), cresce e produz sete sorotipos diferentes de toxina – conhecidos como A, B, C1, D, E, F e G. Dentre esses, o sorotipo A é o reconhecido cientificamente como o mais potente e o que proporciona maior duração de efeito terapêutico.
Para fins médicos, o botox  é utilizado de forma injetável. Quando aplicada em pequenas doses, ele bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.
Desta forma, o botox interfere seletivamente na capacidade de contração da musculatura e, por isso, as linhas de expressão são suavizadas. Em muitos casos, uma semana após a aplicação elas ficam praticamente invisíveis e os efeitos duram de quatro a seis meses. Após este período, ele pode ser aplicada novamente.
O efeito do Botox é observado nas primeiras 48 horas e aumenta gradativamente nos 10 a 15 dias subseqüentes à aplicação, quando ele se estabiliza na face do paciente. O efeito do tratamento dura cerca de quatro meses, sendo então necessária uma nova aplicação para a manutenção dos resultados. “Este tempo pode variar de acordo com cada pessoa. O procedimento pode ser repetido diversas vezes e, com a continuidade do tratamento, a duração do efeito tende a aumentar”, ressaltou a dermatologista.
A toxina botulinica é também utilizada para tratamento em crianças com problemas musculares. O botox permite, que depois de aplicada na zona em causa (ex: pernas), a criança tenha mais flexibilidademuscular.
Dentre as indicações toxina botulinica tipo A aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias e espasticidade. Além das indicações terapêuticas, o medicamento é amplamente conhecido no tratamento de linhas faciais hipercinéticas e para o tratamento da hiperhidrose palmar e axilar.
A toxina botulínica ou botox é um veneno natural 40 milhões de vezes mais poderoso que o cianureto.

O uso constante de tais substancias são prejudiciais, cabe a cada um se vigiar e te rpaciencia pra ter um corpo bonito mais saudável.
Por:  Kaylanne Cristina.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Silicone



Silicones são compostos quimicamente inertes, inodoros, insípidos e incolores, resistentes à decomposição pelo calor, água ou agentes oxidantes, além de serem bons isolantes elétricos.Podem ser sintetizados em grande variedade de formas com inúmeras aplicações práticas, por exemplo, como agentes de polimento, vedação e proteção. São também impermeabilizantes, lubrificantes e na medicina são empregados como material básico de próteses. Atualmente estima-se que os silicones são utilizados em mais de 5.000 produtos. O termo silicone é o termo inglês para a classe de compostos químicos cujo nome correto em português é silicona, em função da sua semelhança da sua fórmula geral com as cetonas.
Características
Derivado do cristal de rocha quartzo, é considerado produto inorgânico; devido a isto, tem como uma de suas principais características, a vida útil mínima de 10 anos. Os silicones são altamente resistentes ao ultravioleta e intemperismos, tais como efeito ozona, altas ou baixas temperaturas ambientes (em geral de -45 a +145°C). Tecnicamente chamados de siloxanos polimerizados ou polissiloxanos, eles são polímeros mistos de material orgânico e inorgânico com a fórmula química [R2SiO]n, onde R = grupo orgânico como metil, etil, e fenil. Esses materiais consistem de um esqueleto inorgânico silício-oxigênio (…-Si-O-Si-O-Si-O-…) com grupos laterais orgânicos ligados aos átomos de silício. Variando o comprimento da cadeia principal, o tipo dos grupamentos laterais e as ligações entre cadeias, os silicones podem ser sintetizados com uma grande variedade de propriedades e composições. Podem variar de consistência líquida a de gel, borracha ou plástico duro. As características físico-quimicas das siliconas são especialmente determinadas pelo fato da grande mobilidade da sua cadeia, uma vez que o impedimento espacial é pequeno neste grupo de produtos.

Implantes de Silicone

São utilizados na cirurgia plástica para melhorar a estética dos seios, dando mais volume e consistência às mamas. Popularmente, os implantes são mais conhecidos como próteses de silicone.

Formato

Podem ser redondos ou em gota, estes também denominados de formato natural. Os implantes em gota fornecem uma projeção menor no pólo superior das mamas, o que pode eventualmente ser desejado.

Perfil

O perfil alto é o mais utilizado na estética, enquanto o baixo, na reconstrução de mamas.

Superfície

Os primeiros implantes eram lisos, porém apresentavam altíssima taxa de contratura (rejeição). Posteriormente, o advento dos implantes texturizados diminuiu a inciência de contratura pois a rugosidade da superfície desorganiza as fibras da cápsula que se forma ao redor dos implantes, enfraquecendo-a. Mais recentemente, os implantes com revestimento de poliuretano (tecnologia brasileira) mostraram uma maior diminuição nos casos de rejeição.

Conteúdo

Atualmente, os implantes contêm silicone gel de alta coesividade, que não se espalha pelo organismo quando o implante se rompe.

Localização

Os implantes de silicone podem ser colocado nas mamas (na frente ou atrás do músculo peitoral maior), glúteos, panturrilhas, tórax masculino e queixo (silicone sólido, neste caso).


  Ilza Lucas

Botox

Botox – Toxina Botulinica : Injeção da Juventude
A aplicação de Botox é um dos procedimentos não cirurgicos mais requisitados nos consultorios de medicina estetica e cirurgia plastica. Cada vez mais , homens e mulheres se submetem as injeções de Botox, visando acabar com aquelas incomodas rugas de expressão.




Como age o Botox ( Toxina Botulinica Tipo A ) ?
Um dia voce se olha no espelho e percebe o aparecimento de rugas de expressão na testa e ao redor dos olhos ( pes de galinha ), dando um aspecto de face cansada e envelhecida, que não combinam com seu espirito jovial. Então voce se pergunta, de onde vieram essas rugas de expressão? Sempre que nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem. Com o passar do tempo, a atividade de frequente contração destes músculos resulta no desenvolvimento de linhas de expressão profundas, tais como as linhas da testa, os “pés-de-galinha”, os vincos entre as sobrancelhas,.. Depois de anos de contração da musculatura facial, essas linhas de expressão começam a se unir e ficar mais pronunciadas. Nas mulheres, que tipicamente possuem pele mais delicada, essas linhas de expressão podem se tornar mais exageradas e permanentes.
Felizmente, existe um tratamento estetico criado para reduzir justamente essas incomodas rugas de expressão. Essa cura magica para rugas de expressão atende pelo nome de Botox , nome comercial da toxina botulinica tipo A. O tratamento com Botox consiste em injeções da toxina botulinica, nessas areas problematicas como glabela, ao redor dos olhos e boca, onde os musculos facias possuem maior força de contração. O Botox ( toxina botulinica ) é aplicado diretamente no músculo responsável pela formação da linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável.

O tratamento com Botox ganha cada vez mais adeptos, tanto entre o sexo masculino, quanto feminino, devido aos fantasticos resultados sobre as rugas de expressão facial , que podem desaparecer em uma unica sessão de Botox. O tratamento com Botox consiste em injeções de pequenas quantidades da toxina botulinica em varias areas da face. A testa e região glabelar ( entre os olhos) são geralmente as mais requisitadas para aplicação do produto. Seu médico ira determinar os locais exatos de aplicação do Botox, ao examinar sua capacidade de movimento da musculatura facial. A beleza do tratamento com Botox reside justamente em sua simplicidade e eficacia. Em um tratamento nao cirurgico, em ambiente ambulatorial de aproximadamente 10 minutos, é possivel se livrar das rugas de expressão que possam estar te incomodadando por anos. A recuperação do Botox é imediata, de modo que voce pode realizar a aplicação de Botox até mesmo em seu horario de almoço. Os resultados da aplicação de Botox duram até 4 meses em media, que corresponde ao periodo que a toxina botulinica ira atuar paralisando a musculatura desejada. Pacientes que fazem uso de Botox regularmente, observam que necessitam cada vez menos injeções de Botox e durante um intervalo mais espacado, para obterem o resultado desejado, devido ao enfraquecimento dos musculos proporcionado pelas aplicaçoes regulares de Botox.
Outra aplicação interessante e bastante requisitada do Botox refere-se a capacidade de produzir um lifting de sombrancelhas, quando aplicado em locais especificos, e o melhor, sem necessidade de qualquer corte ou cirurgia. O lifting de sombrancelhas produz um resultado estetico bastante agradavel em mulheres, sendo requisitado tanto por mulheres jovens quanto aquelas de idade mais avançada.

                                                                    Ilza Lucas














Esteróides Anabolizantes


O uso de drogas para aumentar a massa muscular e/ou melhorar a performance esportiva tem sido amplamente discutido e condenado nos meios de comunicação, e é sempre tema de intensos debates. Apesar disso, é surpreendente ver como pouquíssimas pessoas sabem realmente o que são essas drogas, o que elas fazem e quais são os verdadeiros efeitos colaterais.

Saiba o que são os esteróides anabólicos:

Resumindo podemos dizer que os esteróides anabólicos (conhecidos também como bombas ou anabolizantes) são material sintético similar à testosterona. A testosterona apesar de ser um "hormônio masculino" é encontrado tanto em homens como em mulheres, ainda que a quantidade de testosterona no corpo das mulheres seja muito menor.

A testosterona tem 2 efeitos diferentes no corpo: um efeito androgênico, que influencia as características sexuais masculinas tais como o aumento do pênis e dos testículos, mudanças na voz, crescimento de pêlos na face, axila e áreas genitais, e aumento da agressividade; e um efeito anabólico, que influencia coisas como aumento da massa muscular, força, velocidade de recuperação dos músculos e controle dos níveis de gordura corporal.

Os esteróides anabólicos foram projetados de tal forma que se diferenciem da testosterona pelo aumento do efeito anabólico e diminuição do efeito androgênico. O problema é que não existe ainda um esteróide perfeito, que seja 100% anabólico e 0% androgênico.Em todos eles encontramos propriedades androgênicas e anabólicas.

Conheça os efeitos dos Esteróides Anabólicos:

Dentre outras coisas, os esteróides anabólicos trazem as seguintes consequências para o corpo:
  • Aumentam a capacidade do corpo de utilizar a proteína, permitindo ao atleta treinar com maior intensidade sem perder massa muscular;
  • Aumentam a capacidade do corpo de desenvolver massa muscular;
  • Aumentam a capacidade do corpo ganhar força;
  • Aumentam a capacidade do corpo desenvolver resistência;
  • Atuam como anti-inflamatórios, ajudando tanto a prevenir como a curar machucados.
Contudo, o simples uso dessas drogas não vai automaticamente produzir os efeitos listados acima. Nenhum desses benefícios é alcançado sem um regime de treinos duros e consistentes e uma dieta apropriada.

Contrário à crença da maioria das pessoas, você não vai ficar maior ou mais forte simplesmente por fazer uso de esteróides anabólicos.O que acontece é que os esteróides anabólicos permitem que as pessoas malhem de forma mais intensa, durante mais tempo e mais frequentemente, sem entrarem em estado de
overtraining.

Então na verdade os esteróides anabólicos somente criam as condições necessárias para que as pessoas possam se beneficiar desse regime de treinos mais intensos.

Conheça os perigos e efeitos colaterais dos esteróides:

Os esteróides anabólicos são medicamentos potentes, com um grande número de possíveis efeitos colaterais, que dentre os quais podemos citar:
  • Calvície;
  • Hipertrofia da próstata;
  • Acne;
  • Agressividade;
  • Hipertensão;
  • Limitação do Crescimento (os esteróides anabólicos podem interromper o processo de crescimento);
  • Aumento do Colesterol;
  • Virilização em Mulheres(crescimento de pêlos na face, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia);
  • Ginecomastia (excessivo desenvolvimento dos mamilos em indivíduos do sexo masculino);
  • Dores de Cabeça;
  • Impotência e Esterilidade;
  • Insônia;
  • Hepatotoxidade (quase todos os esteróides causam lesão no fígado);
  • Problemas de Tendões e Ligamentos (muitas vezes o aumento da força é desproporcional à capacidade de adaptação dos tendões e ligamentos)
Fator de Perigo dos Esteróides

O grau de perigo que o esteróide representa vai depender dos fatores abaixo:
  • A forma em que eles são tomados (oral x injetável);
  • Que dosagens são usadas;
  • Por quanto tempo eles são usados;
  • A idade, o sexo e o estado de saúde do usuário.
Natural Bodybuilders

É possível obter um corpo muito bom sem o uso de esteróides anabolizantes. Nos Estados Unidos existem diversas associações de "natural bodybuilders" que se dedicam a promover competições e incentivar as pessoas a obterem um bom físico sem o uso de esteróides.
Com o uso de técnicas corretas de treinamento e uma boa alimentaçãoé possível se obter ótimos resultados. Dentre as técnicas, o overload quando combinado com a periodização produz ótimos resultados. A periodização consiste em um treino em ciclos, alternando períodos de alta e baixa intensidade, com o objetivo de estar sempre estimulando os músculos de forma diferente.

Cuidado ao seguir os conselhos de pessoas leigas. O uso de esteróides anabolizantes pode ser extremamente arriscado quando não acompanhado de perto por um especialista.Lembre-se sempre: sua saúde não tem preço.
                                     

                                                                                                                                 Ilza Lucas